SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Uma reflexão sobre a pesquisa e a produção de conhecimento na universidadeRecursos artístico-expressivos na terapia familiar: um estudo teórico-clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SAKIYAMA, Carolina  e  CAMPOS, Érico Bruno Viana. Alienação e criatividade na constituição da subjetividade: contrapontos entre Lacan e Winnicott. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.1, pp. 26-39. ISSN 1984-9044.

O artigo parte da discussão sobre a constituição da subjetividade em uma perspectiva psicanalítica e, mais especificamente, o quanto uma pessoa repete o desejo do outro e o quanto ele, autenticamente, pode criá-lo na definição de sua identidade. O objetivo desta pesquisa é discutir a dicotomia entre alienação e criatividade na constituição da subjetividade. Para tanto, se respaldará na teoria do narcisismo e se utilizará principalmente dos conceitos de alienação e desejo, da teoria lacaniana, e de criatividade e espaço potencial, da teoria winnicottiana. Compreendendo que as contribuições de ambos os autores são originais e importantes para esta reflexão, busca-se utilizá-las para ajudar a entender os dilemas fundamentais que se colocam na definição da identidade dos seres humanos.

Palavras-chave : Psicanálise; Narcisismo; Alteridade; Alienação; Criatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License