SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Alienação e criatividade na constituição da subjetividade: contrapontos entre Lacan e WinnicottO dispositivo intercessor na Assistência Social: um modo de transformação da realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

FRANCO, Ricardo da Silva; ALMEIDA, Marisa Cássia Subtil de  e  SEI, Maíra Bonafé. Recursos artístico-expressivos na terapia familiar: um estudo teórico-clínico. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.1, pp. 40-52. ISSN 1984-9044.

Objetiva-se com este artigo discutir o emprego de recursos artístico-expressivos na terapia familiar. Organiza-se como um estudo teórico-clínico, pautado na metodologia qualitativa. Dessa forma, inicia-se com uma apresentação dos aspectos teóricos que fundamentam esse tipo de intervenção com o público em questão. Posteriormente, apresenta-se uma ilustração clínica de uma família acompanhada em um serviço-escola de Psicologia, cujo atendimento foi mediado pelos recursos artístico-expressivos. Finaliza-se apontando para o potencial da arteterapia em intervenções familiares, compreendendo-se que esta favorece não apenas a comunicação dos participantes como também a elaboração de questões concernentes ao grupo familiar.

Palavras-chave : Terapia familiar; Arteterapia; Serviço-escola de Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License