SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Recursos artístico-expressivos na terapia familiar: um estudo teórico-clínicoAs vivências de morar só em interface com a pós-modernidade: perspectivas de jovens universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SOUZA, William Azevedo de. O dispositivo intercessor na Assistência Social: um modo de transformação da realidade. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.1, pp. 53-69. ISSN 1984-9044.

O Dispositivo Intercessor pode ser considerado como um modo de produção de subjetividade singularizada e de saber em dois momentos: o primeiro, na práxis de trabalho com os sujeitos considerados em situação de vulnerabilidade e/ou risco social que demandam atendimento em estabelecimentos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). No segundo momento, a posteriori, na produção de conhecimento de estatuto epistemológico, diferente do produzido na Universidade, pois é um saber voltado para a práxis e para implicar trabalhadores que desejam se tornar intercessores. Esse dispositivo pode ser considerado como um modo pesquisa eminentemente qualitativa, e pretende romper com a divisão social do trabalho, entre pensar e fazer, considerando a Universidade como lócus essencial dessa contradição.

Palavras-chave : SUAS; Dispositivo intercessor; Produção de saber; Assistência social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License