SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O dispositivo intercessor na Assistência Social: um modo de transformação da realidadeInfância: dizeres e experiências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

MANTELLATTO, Laura Meira Bonfim. As vivências de morar só em interface com a pós-modernidade: perspectivas de jovens universitários. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.1, pp. 70-81. ISSN 1984-9044.

A presente pesquisa teve como objetivo problematizar as hipóteses, principalmente, de Lasch (1983) e Sennett (1988), sobre relações interpessoais no contemporâneo, tendo como plano de fundo o processo de individualização, do qual elegemos como referência o crescente número de pessoas morando sozinhas no Brasil (IBGE, 2011). Os dados bibliográficos foram confrontados com o conteúdo de entrevistas semidirigidas com 5 estudantes de graduação que residem sozinhos(as). A despeito de ser um estilo de vida engendrado pelas demandas do sistema econômico vigente, constatamos que tal experiência é ressignificada pelos sujeitos, os quais atribuem sentidos de liberdade e desenvolvimento a tal vivência. Além disso, a solidão representa uma sensibilidade à ausência dos demais e abertura de possibilidades para o encontro com o outro.

Palabras clave : Individualização; Contemporaneidade; Jovens adultos; Morar só.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License