SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Invenções colaborativas na sociedade em rede: subjetividades e agenciamentos coletivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

GARCIA JR, Carlos Alberto Severo; RIVOREDO, Carlos Roberto Soares Freire de  y  FLUMIAN, Raqueli Braga. Tecnologias e dispositivos do apoio institucional em saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, Estado de Santa Catarina. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.2, pp. 01-15. ISSN 1984-9044.

O presente trabalho constitui um relato crítico e circunstanciado de uma experiência no desenvolvimento de tecnologias e dispositivos de apoio institucional, visto como prática em saúde indígena, junto aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Interior Sul, no escopo de uma colaboração entre a Política Nacional de Humanização e a Secretaria Especial da Saúde Indígena, no estado de Santa Catarina, com enfoque prioritário nas relações entre Educação Permanente e Saúde e o Controle Social. Em consonância com a proposta, optou-se pelo desenvolvimento de uma cartografia tanto das tecnologias e dispositivos utilizados quanto da análise propriamente dita das ações. A prática do apoio institucional mostrou-se profícua para o desenvolvimento da autonomia e das relações positivas entre as instâncias do Sistema Único de Saúde, no que diz respeito ao Controle Social em Saúde Indígena. Verificou-se também, no processo, a proximidade entre as noções de Atenção Diferenciada e de Clínica Ampliada, como dispositivos de desenvolvimento da atenção a essas populações, em que pese sua proposição em instâncias diversas do Sistema Único de Saúde. Contudo, tais iniciativas, certamente por dependerem da organização complexa que é o Sistema Único de Saúde, ficam à mercê da opção da instituição nos âmbitos ético, político e, por consequência, estético, para se efetivarem e terem continuidade para contribuir para o desenvolvimento do SUS, como um todo.

Palabras clave : Saúde Indígena; Conselhos de Saúde; Sistema Único de Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License