SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Tecnologias e dispositivos do apoio institucional em saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, Estado de Santa CatarinaUma psicologia precavida pela psicanálise: a clínica da urgência na unidade de pronto-socorro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

ROSO, Adriane  e  MARTINS, Fernanda Goulart. Invenções colaborativas na sociedade em rede: subjetividades e agenciamentos coletivos. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.2, pp. 16-35. ISSN 1984-9044.

Esse artigo propõe uma reflexão sobre colaboração e construção de subjetividades na sociedade neoliberal capitalista e configurada em rede. Propõe uma análise crítica baseada nos discursos que são produzidos pela (e sobre a) construção de invenções colaborativas que promovem suas manifestações e disseminam suas ideias por meio do ciberespaço, buscando algum tipo de transformação social. São colocados em discussão os saberes expostos pelos coletivos, quando questionados sobre o que propõem nas suas produções e como agenciam coletivamente as invenções colaborativas. Os métodos utilizados para coleta de informações foram a observação de sites dos coletivos que promovem invenções colaborativas e a realização de grupos focais. As reflexões apontam para o reconhecimento de que as produções colaborativas são agenciadas em rede e tendem a propiciar processos de resistência, que geram invenção em busca da transformação social.

Palavras-chave : Psicologia Social; Internet; Colaboração; Subjetividade; Resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License