SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Invenções colaborativas na sociedade em rede: subjetividades e agenciamentos coletivosSobre fazer viver a participação dos usuários da saúde mental na produção de saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

COSTA, Maico Fernando; COSTA-ROSA, Abílio da  y  AMARAL, Carlos Henrique Andreassa do. Uma psicologia precavida pela psicanálise: a clínica da urgência na unidade de pronto-socorro. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.2, pp. 35-50. ISSN 1984-9044.

Apresentamos relatos, análises, e discussão, de uma experiência vivenciada por estagiários de Psicologia numa Unidade de Pronto-Socorro de um município do interior paulista, desenvolvida em uma pesquisa de iniciação científica. Trabalhando a partir da clínica orientada pelos referenciais da Psicanálise de Freud e Lacan, a inserção e práxis específica basearam-se na oferta de escuta em um Estabelecimento de Saúde situado no contexto hospitalar, com todas as particularidades do trabalho num serviço de Urgência-Emergência. Os resultados obtidos nos permitem postular a relevância da atuação de uma Psicologia precavida e avisada pela Psicanálise na área da Saúde. Tendo em vista a carência de referenciais bibliográficos nesta temática, também queremos contribuir com os profissionais que atuam na Urgência-Emergência do Pronto-Socorro, sem a pretensão de esgotar as questões deste campo ainda novo e pouco explorado.

Palabras clave : Psicologia; Unidade de Pronto Socorro; Psicanálise de Freud e Lacan; Sujeitos do sofrimento; Ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License