SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Uma psicologia precavida pela psicanálise: a clínica da urgência na unidade de pronto-socorroA escuta psicológica ao envelhecimento em Centro de Referência da Assistência Social (CRAS): relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SIVINSKI, Tamires da Cunha  e  PAULON, Simone Mainieri. Sobre fazer viver a participação dos usuários da saúde mental na produção de saúde. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2016, vol.15, n.2, pp. 51-63. ISSN 1984-9044.

O artigo problematiza o envolvimento participativo de usuários do campo da saúde mental no campo da atenção básica em saúde e analisa essa participação à luz dos mecanismos do biopoder. Os processos participativos foram investigados com base na metodologia de pesquisa-intervenção, com análise cartográfica de narrativas retiradas de grupos e entrevistas. Relaciona o tema ao contexto biopolítico de nosso tempo, que, tal como estudado por Michel Foucault, imprime marcas nos modos de subjetivação de todos os atores envolvidos. Aponta, ao final, a necessidade de que se estreitem relações entre os pontos da rede de atenção psicossocial, a fim de incrementar os processos participativos que existem, mas que não necessariamente se realizam em sua melhor potência nos espaços oficiais que o sistema hoje lhes destina.

Palavras-chave : Políticas-públicas; Participação; Saúde Mental; Atenção Básica; Território.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License