SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A resistência à colonialidade: definições e fronteirasO fazer e aprender pesquisa numa perspectiva menor: narratividade no processo de produção de conhecimento em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

PANCIERA, Sara Del Prete  y  PREZOTTO, Eduardo dos Santos. Compreensão social e linguagem: tarefas experimentais e uso de termos mentais em situações lúdicas. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 27-40. ISSN 1984-9044.

O objetivo deste estudo foi o de investigar o desenvolvimento da compreensão social manifestado por crianças pré-escolares em duas situações distintas: no uso que fazem de termos mentais em uma situação lúdica e social e na realização de tarefas de teoria da mente. Participaram da pesquisa 15 crianças de 2 anos e seis meses a 5 anos e dois meses de idade, frequentadoras de uma EMEI localizada na periferia da cidade. Para a observação da produção linguística em situação lúdica, as crianças foram divididas em pequenos grupos e convidadas a participar da reencenação de uma história. As crianças também responderam à escala de tarefas de teoria da mente. Diferentemente do encontrado em estudos anteriores realizados com crianças de mesma faixa etária, mas de NSE médio e alto, apenas 2 crianças fizeram uso de termos mentais nas suas manifestações linguísticas. Esses participantes estão entre os que obtiveram maiores pontuações na escala de tarefas. Os resultados foram analisados levando-se em conta as experiências conversacionais da criança no âmbito da família e da escola.

Palabras clave : teoria da mente; linguagem; estados mentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License