SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Conexões entre a arte e a prática clínicaQue voz na voz não ouvida? Uma escuta psicanalítica a catadores de recicláveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

LONDERO, Mário Francis Petry  y  PAULON, Simone Mainieri. A derrocada do inconsciente e a burocracia da subjetividade mínima. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 12-25. ISSN 1984-9044.

Este artigo analisa os efeitos da subjetividade mínima na clínica e os desafios que a mesma enfrenta ao problematizar o contexto capitalista na atualidade. Através da genealogia, percorre-se a noção produzida sobre a loucura ao longo dos séculos até seu desaguar nos transtornos mentais. O estudo trabalha a noção de desrazão dos gregos, algo amplo, para além do homem; conceitua a loucura da idade clássica, interiorizada no homem a partir da psiquiatria; e finaliza a leitura sobre a loucura com o inconsciente psicanalítico, que interioriza essa força desarrazoada no sujeito. O artigo segue seu curso resgatando o conceito de biopoder, com seus mecanismos de docilização e regulamentação da vida, e sua produção de subjetividade mínima. Subjetividade corporal e orgânica, sem singularidades, na qual o sujeito nada tem a dizer sobre si, apenas sendo resultado de funções químico-cerebrais não funcionais que aparecem na clínica como transtornos mentais.

Palabras clave : Desrazão; Loucura; Biopoder; Subjetividade Mínima; Clínica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License