SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Clínica do consultório na rua: atenção à população em situação de rua no centro da cidade de São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

MORATELLI, Alice Marli et al. Núcleo de apoio à saúde da família (NASF): (des)construindo a prática profissional individualizada e promovendo saúde. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 01-13. ISSN 1984-9044.

O presente texto pretende refletir sobre o trabalho multiprofissional na prática profissional do psicólogo inserido no Núcleo de Apoio a Saúde da Família, bem como sobre o desenvolvimento de novas práticas de saúde, através de um grupo terapêutico para a comunidade. Serão relatadas algumas atividades desenvolvidas no grupo "MovimentaSUS", criado por residentes da Atenção Básica vinculados à Universidade do Vale do Itajaí, que envolveram práticas de atividades físicas, técnicas de relaxamento, rodas de conversa, pintura de mandalas e outras atividades que foram pensadas e construídas pelos participantes do grupo. Entende-se que o objetivo da formação de grupos de promoção de saúde, dentro do Sistema Único de Saúde, representa, além de um sonho individual de cada profissional e pessoa envolvida, um enlace ao sonho coletivo em realizar uma ação compartilhada e participativa, capaz de ampliar a concepção de saúde. Trata-se, portanto, de considerar a prática multiprofissional como uma oportunidade da construção de um olhar para além da doença, implicado em enxergar a pessoa em sua integralidade, analisando as relações entre dimensões econômicas, políticas, culturais e sociais, alcançando, assim, a desejada promoção de saúde.

Keywords : Promoção de saúde; Sistema Único de Saúde; pesquisa interdisciplinar; saúde mental; atenção básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License