SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Clínica do consultório na rua: atenção à população em situação de rua no centro da cidade de São PauloEstudos de casos em psicanálise na literatura on line: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SANTANA, Paula Ferreira de  e  RASERA, Emerson Fernando. Heterossexismo e a (in)existência lésbica. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 34-49. ISSN 1984-9044.

Na sociedade contemporânea, a suposta supremacia masculina e heterossexual é perpetuada através do sexismo e do heterossexismo, deslegitimando a existência lésbica. O objetivo deste ensaio é refletir sobre os discursos de opressão e a busca de enfrentamento lésbico por meio do diálogo com a obra cinematográfica Amor por direito. A análise realizada mostra como a opressão sofrida pelas mulheres lésbicas está intimamente ligada com a violência simbólica que as invisibiliza. Os impasses presentes no filme convidam a pensar como a luta não pode ser de responsabilidade apenas das mulheres oprimidas, nem se restringir à busca por direitos na justiça. É necessária uma busca da sociedade como um todo pela desconstrução de discursos que perpetuam o heterossexismo e o sexismo, na forma de ordens sociais de dominação.

Palavras-chave : Heterossexismo; sexismo; lésbica; violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License