SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Percursos de cuidado a usuários de álcool e outras drogas: a clínica em movimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SHIMOGUIRI, Ana Flávia Dias Tanaka  e  BENELLI, Silvio José. A Reforma Sanitária e o Paradigma da produção social da saúde: algumas considerações sobre a Atenção Básica e o Território. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 01-16. ISSN 1984-9044.

Pela crítica à Medicina Preventivista, a Reforma Sanitária introduziu uma compreensão de Saúde que contempla a sua determinação social, incluindo o Território como peça-chave para o delineamento de ações que visam à sociabilidade da Saúde. Deu-se um grande passo para o desenvolvimento de políticas públicas menos generalistas. Citamos, especialmente, como um avanço importante, a proposição positiva da saúde, como algo que pode ser promovido e melhorado, e não apenas recuperado. Nesse esteio, a Atenção Básica tem despontado como um dispositivo caro à Saúde Coletiva, razão pela qual este artigo tem como propósito apresentar a territorialização como estratégia fundamental para fazer avançar o Paradigma da produção social da saúde.

Palavras-chave : reforma sanitária; atenção básica; território; saúde coletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License