SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Percursos de cuidado a usuários de álcool e outras drogas: a clínica em movimentoTrabalho como estratégia de reabilitação social: desafios e potencialidades de uma oficina de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

LAUER, Paula Carvalho. O apoio como estratégia para o fortalecimento do SUS. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 29-50. ISSN 1984-9044.

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado e foi elaborado com base na experiência de trabalho da autora como apoiadora no SUS, trabalhando como psicóloga no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Refletimos aqui acerca do papel do apoio para a efetivação das Redes de Atenção à Saúde e para o fortalecimento do SUS, considerando a Atenção Primária como centro ordenador dessas redes. Discute-se o apoio matricial como metodologia de trabalho do NASF e como ferramenta para a transformação do modelo de gestão e de cuidado no SUS. Muitos desafios estão postos nesse trabalho de apoio, entre eles, o de formar trabalhadoras/es NASF, a fim de agregar, ao apoio ofertado pelas equipes na lógica das especialidades, um apoio mais generalista que tenha como ferramenta a problematização dos processos de trabalho das equipes da AP, visando ao fortalecimento da Promoção de Saúde, favorecendo o protagonismo dos sujeitos, impactando na qualidade da saúde da coletividade.

Palavras-chave : redes de atenção à saúde; atenção primária; promoção de saúde; apoio matricial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License