SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O apoio como estratégia para o fortalecimento do SUSPsicólogas empreendedoras: características das profissionais do trabalho e das organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

MARTINS, Amanda Oliveira; RICCI, Ellen Cristina; EMERICH, Bruno Ferrari  e  CAMPOS, Rosana Onocko. Trabalho como estratégia de reabilitação social: desafios e potencialidades de uma oficina de trabalho. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 51-61. ISSN 1984-9044.

Ao longo da História, a relação entre loucura e trabalho sofreu diversas mudanças. O trabalho já foi utilizado como ocupação, tratamento e, finalmente, como estratégia da Reabilitação Psicossocial. Este estudo consiste em um relato de experiência e tem como principais objetivos discutir os desafios e contradições encontrados no campo do trabalho articulado à saúde mental, bem como as possibilidades de ampliação de cidadania e construção de um novo sujeito a partir da atividade laboral. Discute-se sobre a prática numa oficina de geração de renda e as possíveis estratégias para que o trabalho assuma a função de produtor de autonomia e cidadania.

Palavras-chave : saúde mental; trabalho; cidadania; reabilitação psicossocial; mental health; work; citizenship; psychosocial rehabilitation.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License