SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Trabalho como estratégia de reabilitação social: desafios e potencialidades de uma oficina de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

GAI, Maria Julia Pegoraro; COSTA, Vânia Medianeira Flores; FIALHO, Camila Borges  e  MARZALL, Luciana Fighera. Psicólogas empreendedoras: características das profissionais do trabalho e das organizações. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 62-78. ISSN 1984-9044.

As características de empreendedores são diferenciais para psicólogos que atuam na área organizacional. Considerando a relevância do empreendedorismo no âmbito profissional, buscou-se categorizar as características de empreendedores que apresentam as psicólogas que trabalham com consultoria em Psicologia do Trabalho e das Organizações em Santa Maria (RS). A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com seis psicólogas organizacionais, passando por análise de conteúdo. Considerou-se com base em Caird as principais características empreendedoras e verificou-se que há predominância dessas características nas psicólogas entrevistadas, ainda que não em todos os aspectos. Entre as seis, apenas duas apresentaram todas as características, sendo predominantes a grande necessidade de realização e a necessidade de autonomia. A característica menos presente nas psicólogas entrevistadas é a tendência criativa, indicando possíveis dificuldades quanto à inovação.

Palavras-chave : Características de Empreendedores; Psicologia Organizacional; Empreendedorismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License