SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Desnaturalizando a saúde mental na atenção básica: a percepção de médicos cubanos e brasileiros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

BARROS, Victória Junqueira; EMERICH, Bruno Ferrari; CAMPOS, Rosana Onocko  and  RICCI, Ellen. A gente quer comida, diversão e arte: em defesa dos Centros de Convivência em tempos de crise. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 1-12. ISSN 1984-9044.

Em tempos de crise política, econômica e dos direitos sociais, o presente relato de experiência, se propõe a discutir a relevância dos Centros de Convivência (CECOs) na consolidação da rede substitutiva de saúde mental. Dentre os serviços preconizados pelo SUS, são eles os que possuem menor visibilidade e, consequentemente, ocupam pouco interesse/investimento nas políticas públicas. Compreendemos que estes serviços atuam no protagonismo da interface entre arte/cultura/lazer/educação/trabalho e operam a partir do resgate da dimensão comunitária e desejante de cada sujeito. Nesta perspectiva, partimos da análise das políticas públicas e do olhar da psicanálise para discutir aspectos clínicos-institucionais presentes nos CECOs. Neste estudo, são utilizadas cenas da experiência de uma das autoras em um CECO do Município de Campinas.

Keywords : centros de convivência; saúde mental; clínica; instituição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License