SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1A gente quer comida, diversão e arte: em defesa dos Centros de Convivência em tempos de criseTécnicas cognitivo-comportamentais no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo: uma investigação baseada em evidências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

ZAMBENEDETTI, Gustavo  and  ZARPELON, Bruna Leticia. Desnaturalizando a saúde mental na atenção básica: a percepção de médicos cubanos e brasileiros. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 13-29. ISSN 1984-9044.

Esta pesquisa buscou compreender as perspectivas de médicos cubanos inseridos no Programa Mais Médicos e de médicos brasileiros vinculados às equipes de Estratégia Saúde da Família-ESF acerca da saúde mental na atenção básica em um município do sudeste do Paraná. Foi utilizada a abordagem qualitativa, com referencial da análise institucional, sendo realizadas entrevistas com cinco médicos (três cubanos e dois brasileiros). Trabalhamos com a noção de espelho invertido, segundo a qual, contrariando-se a expectativa de que as práticas de cubanos e brasileiros sejam reflexo uma da outra, ocorre um efeito de diferenciação entre elas, produzindo efeitos de desnaturalização. Desse modo, evidencia-se diferentes modos de compreensão acerca da saúde mental, das formas de tratamento e do papel atribuído ao uso de medicamentos, discutindo-se aspectos que atravessam esse cenário. Espera-se contribuir para a construção de uma atuação articulada à dimensão psicossocial de atenção.

Keywords : Atenção Básica; Saúde Mental; Saúde Coletiva; Análise Institucional; Atenção Psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License