SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Desnaturalizando a saúde mental na atenção básica: a percepção de médicos cubanos e brasileirosElementos para uma compreensão da responsabilidade do sujeito em Lacan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

OLIVEIRA, Aislan José de; ROSA, Diego Gantes da; FERRO, Luiz Alberto Marquezi  and  REZENDE, Manuel Morgado. Técnicas cognitivo-comportamentais no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo: uma investigação baseada em evidências. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.1, pp. 30-49. ISSN 1984-9044.

O transtorno Obsessivo-compulsivo é um transtorno caracterizado por obsessões e compulsões afetando significativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Este estudo objetivou identificar quais técnicas de Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) mais utilizadas em psicoterapia para que seus resultados sirvam de base para a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura integrativa buscando estudos de casos clínicos. Foi possível identifica as técnicas de Psicoeducação e de Exposição de Prevenção de Respostas como as técnicas mais utilizadas. Identificou-se também a carência de publicações sobre a aplicação da TCC em contexto clínico, o que se apresenta como um dificultador para a tomada de decisão clínica baseadas em evidências.

Keywords : transtorno obsessivo-compulsivo; terapia cognitivo-comportamental; estudo de caso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License