SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialO Grupo psicoterapêutico no discurso do analista: um novo dispositivo da clínica na Atenção PsicossocialPsicanálise, transdisciplinaridade e Atenção Psicossocial: a necessária formação de trabalhadores de Saúde Mental de um novo tipo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

BENELLI, Silvio José. Problematizando a instituição pesquisa na universidade e nas práticas psicológicas: questões epistemológicas e éticas. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.spe, pp. 88-120. ISSN 1984-9044.

Por meio de uma ampla revisão da literatura procuramos problematizar a pesquisa na universidade e, particularmente, suas relações com as práticas psicológicas, tomando-a como instituição. Para que serve a pesquisa desenvolvida na academia universitária? Quais seriam alguns de seus problemas principais? A partir de uma grade teórica e analítica epistemológica e ética, distinguimos um conjunto de modalidades diversas de pesquisas realizadas na universidade: a pesquisa de corte positivista tradicional; a pesquisa-ação baseada no materialismo histórico; as práticas de intervenção psicossocial de matiz pedagógico/psicologizante; a pesquisa-intervenção referenciada na Filosofia da Diferença e a intercessão-pesquisa orientada por uma complexa perspectiva transdisciplinar, enquanto um modo de produzir transformações sociais, atuando no plano microfísico dos estabelecimentos institucionais nos quais o trabalhador está inserido. As relações entre a pesquisa acadêmica e o plano das práticas psicológicas constituem figuras diversas e também são produtoras de efeitos éticos e sociais distintos. Esse poderia ser um critério para guiar a escolha por uma ou outra dentre tais modalidades.

Palavras-chave : pesquisa acadêmica; práticas psicológicas; conhecimento; saber; ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License