SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 special issueProblematizing the institution research in the university and the psychological practices: epistemological and ethical questionsThe relevance of the category of ideology in the perspective of paradigmatic struggle in Mental Health: outlining new possibilities of work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

PERICO, Waldir. Psicanálise, transdisciplinaridade e Atenção Psicossocial: a necessária formação de trabalhadores de Saúde Mental de um novo tipo. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.spe, pp. 121-140. ISSN 1984-9044.

Por meio da análise estrutural da Saúde Mental Coletiva proposta por Costa-Rosa, concebemos que a transposição do Paradigma Psiquiátrico Hospitalocêntrico Medicalizador em direção ao Paradigma da Atenção Psicossocial exige a superação dialética das disciplinas profissionais presentes nesse campo, abrindo caminho para a formação de trabalhadores de um novo tipo. Para tal, tentamos avançar a hipótese de que isso pressupõe a radicalização das contribuições da Psicanálise e do Materialismo Histórico, referências essencialmente transdisciplinares. Diferentemente dos trabalhadores-disciplinares do Paradigma dominante, esses novos trabalhadores deverão interceder junto a impasses psíquicos e institucionais a fim de operar a implicação subjetiva e sociocultural crítica dos sujeitos que a eles demandam ajuda. Concluímos que enquanto os primeiros comungam da ideologia do Modo Capitalista de Produção, reiterando a objetificação alienante dos sujeitos, os trabalhadores-intercessores têm como horizonte a sustentação de uma práxis capaz de pôr os sujeitos no lugar do trabalho da produção, seja da própria cura, no caso dos sujeitos que demandam tratamento, seja de respostas singulares para os impasses socioinstitucionais no trabalho junto aos demais trabalhadores de Saúde Mental.

Keywords : Saúde Mental; Psicanálise; Disciplinas; Materialismo Histórico; Práxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License