SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 special issueThe relevance of the category of ideology in the perspective of paradigmatic struggle in Mental Health: outlining new possibilities of workIntercessor device and psychosocial care: subversion of the contemporary psychiatric reform's technocratic logic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

COSTA, Maico Fernando; PERICO, Waldir  and  SOUZA, William Azevedo de. Do dispositivo disciplinar ao dispositivo intercessor. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.spe, pp. 161-178. ISSN 1984-9044.

Este texto tem como mote caracterizar a noção de "dispositivo" a partir de uma leitura que o compreende como tudo aquilo que produz agenciamentos rumo à produção de uma subjetivação singularizante. Para chegar a esse objetivo, utilizamos os exercícios teóricos de Agamben e Costa-Rosa, autores que adotam uma definição singular do conceito de dispositivo, antes cunhado por Foucault e depois trabalhado por Deleuze. Agamben traz a ideia de dispositivo como um conjunto de estratégias circunscritas em relações, jogos de forças, os quais podem produzir redes de captura e um determinando tipo de (des)subjetivação, por isso, tratar-se-á de profanar os dispositivos disciplinares. Costa-Rosa agrega ao conceito de dispositivo o conceito de intercessor - originário de Deleuze, mas relido a partir da psicanálise e do materialismo histórico - formalizando, ou melhor, instrumentalizando, o que, em tese, Agamben propõe ao profanar o dispositivo. Assim, os dois autores parecem formalizar uma aposta na percepção de dispositivo que reconhece como necessária a produção de subjetividades singularizadas.

Keywords : Dispositivo Intercessor; Dispositivo Disciplinar; subjetivação singularizante; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License