SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Caracterização da clientela infantil e adolescente de um serviço-escola de Psicologia paranaense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

PREU, Roberto de Oliveira  and  BRITO, Carolina Franco. Os paradoxos da binaridade e a transexualidade como abertura a novas performatividades. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 1-18. ISSN 1984-9044.

Nosso objetivo, neste trabalho, é o de enfrentar uma dificuldade epistemológica decorrente do tratamento binário que é dado como pressuposto para classificação da sexualidade. Sublinhamos, de um lado, os paralogismos que esse tipo de classificação engendra, buscando propor, por outro lado, modos diversos para o tratamento desse problema. Nossa aposta é que a experiência traz à cena novos modos de performar, ou seja, de produzir os corpos, que não se submetem às categorias tradicionais. Nosso esforço, portanto, será o de tentar compreender a questão transexual, no que Judith Butler caracteriza como atos corporais subversivos, no limiar de uma performatividade corporal e linguística que se dê no sentido de implodir as categorias identitárias.

Keywords : transexualidade; binarismo; performatividade; linguagem; sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License