SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Os paradoxos da binaridade e a transexualidade como abertura a novas performatividadesInterações sociais de crianças de três a quatro anos em instituição de educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

SEI, Maíra Bonafé; SKITNEVSKY, Beatriz; TREVISAN, Felipe Montes  y  TSUJIGUCHI, Isabella. Caracterização da clientela infantil e adolescente de um serviço-escola de Psicologia paranaense. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 19-36. ISSN 1984-9044.

Objetivou-se levantar as características do público infantojuvenil que buscou atendimento na Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina, entre os anos de 2015 e 2017. Trata-se de uma pesquisa documental empreendida nas entrevistas de triagem de crianças e adolescentes. Foram consultadas 160 fichas de triagem e os resultados apontaram para: predominância de crianças e adolescentes do gênero masculino (55%); maior frequência de queixas para tratamento no que se refere às dificuldades escolares (37,75%) e aos comportamentos externalizantes (16,24%); alto índice de medicalização para tratamento de TDAH (50,62%) entre os sujeitos que utilizam medicações; dificuldade no acolhimento e na vinculação dos usuários ao serviço; altas taxas de desistência do serviço e o não retorno ao atendimentos após a entrevista de triagem. Nota-se que esses resultados corroboram pesquisas de mesmo caráter, reiterando a importância dessas investigações para aprimoramento do atendimento realizado.

Palabras clave : serviço-escola de Psicologia; caracterização de clientela; atendimento psicológico; saúde mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License