SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Caracterização da clientela infantil e adolescente de um serviço-escola de Psicologia paranaenseOs caminhos da política em saúde do trabalhador no serviço público municipal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

STANGE, Naomi et al. Interações sociais de crianças de três a quatro anos em instituição de educação infantil. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 37-49. ISSN 1984-9044.

Este artigo teve como objetivo analisar as interações sociais entre crianças de três a quatro anos de idade, em uma instituição de educação infantil pública, localizada em uma capital da região sul do Brasil. Utilizaram-se, como enfoque teórico, os pressupostos da teoria de Jean Piaget. Foram realizadas observações com seis crianças, sendo quatro meninas e dois meninos. Destaca-se, como resultados da interação das crianças com as professoras, alternância entre momentos de coação por meio do ajustamento de comportamentos indesejáveis e momentos de demonstrações de carinho e acolhimento. Em relação às interações entre as crianças, percebeu-se a diferença de gênero na escolha das atividades lúdicas e formação de grupos. Salienta-se a importância da observação das interações sociais das crianças na faixa etária dos três a quatro anos como forma de identificar aspectos que possam promover o desenvolvimento infantil saudável.

Palabras clave : desenvolvimento infantil; interação social; educação infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License