SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Interações sociais de crianças de três a quatro anos em instituição de educação infantilRelato de experiência em Aprimoramento Profissional: mudanças na saúde mental de Assis rumo ao Paradigma Psicossocial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

PENARIOL, Marita Pereira  and  BENELLI, Silvio José. Os caminhos da política em saúde do trabalhador no serviço público municipal. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 50-66. ISSN 1984-9044.

O presente artigo tem por finalidade relatar uma experiência de estágio, desenvolvida em 2011, em um serviço público de saúde em um município de médio porte, localizado no interior do Estado de São Paulo. Apresentamos este relato para discutirmos sobre os caminhos, as ações e as práticas em saúde do trabalhador desse estabelecimento institucional. Para isso, traçamos um percurso histórico sobre a saúde do trabalhador no Brasil, os avanços, as (im)possibilidades e os principais impasses enfrentados pelos trabalhadores operadores dessa política pública.

Keywords : política nacional de saúde do trabalhador; vigilância sanitária; rede de serviços em saúde no município.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License