SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Os caminhos da política em saúde do trabalhador no serviço público municipal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

MOLCK, Bárbara Vukomanovic  and  SANTOS, Liamar Aparecida dos. Relato de experiência em Aprimoramento Profissional: mudanças na saúde mental de Assis rumo ao Paradigma Psicossocial. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.2, pp. 67-87. ISSN 1984-9044.

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de reorganização da rede de saúde mental em um município da região Oeste do Estado de São Paulo, a partir de um processo de fechamento de um ambulatório de Saúde Mental vivenciado por psicólogas do Programa de Aprimoramento Profissional. Para tanto apresenta-se, inicialmente, um breve histórico reforma Psiquiátrica Brasileira e da Saúde Mental em Assis, algumas considerações sobre as políticas públicas de Saúde constituídas no SUS, mais especificamente no campo da Atenção Básica e Atenção Psicossocial e sobre os modos de produção de Saúde Mental. Em seguida, relata-se a experiência vivenciada pelas autoras evidenciando as tensões entre os modos de produção da saúde mental no processo de reorganização da rede de assistência em Saúde Mental.

Keywords : aprimoramento; saúde mental; modos de produção de saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License