SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Metacartographs of feeling: path narrative for other ways of knowingTeacher's perspectives on the support of the school psychologist in the process of educational inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicologia da UNESP

On-line version ISSN 1984-9044

Abstract

CAMPOS, Érico Bruno Viana  and  SILVA, Amanda Nunes da. O desamparo como categoria afetiva fundamental do mal-estar na atualidade: um ensaio psicanalítico. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 67-87. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200006.

Este artigo consiste em um ensaio teórico psicanalítico, com o objetivo de caracterizar o desamparo como categoria afetiva fundamental do mal-estar na atualidade. Os resultados mostram que o desamparo precisa ser caracterizado como categoria afetiva da subjetividade humana, em três dimensões: objetiva, de natureza constitucional biológica; psíquica, de natureza psíquica singular e subjetiva; estrutural, de natureza ontológica e ética. Destacam-se dois eixos de discussão: (1) a importância do desamparo na gênese da subjetividade e sua relação com a violência; (2) as modificações no laço social contemporâneo, que trazem o desamparo para o centro da dinâmica defensiva do aparelho psíquico, com uma tonalidade afetiva que se desloca do âmbito da castração e da culpa para a dor e o luto. Conclui-se que, para além das caracterizações do desamparo como condição e como estado, é preciso avançar na direção do manejo técnico e interventivo e, portanto, construir mais efetivamente uma clínica do desamparo.

Keywords : teoria psicanalítica; desamparo; mal-estar; cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License