SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Metacartografias do sentir: narrativa de veredas para modos outros de conhecerPerspectivas de professores sobre o suporte do psicólogo escolar ao processo de inclusão educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

CAMPOS, Érico Bruno Viana  e  SILVA, Amanda Nunes da. O desamparo como categoria afetiva fundamental do mal-estar na atualidade: um ensaio psicanalítico. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.1, pp. 67-87. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200006.

Este artigo consiste em um ensaio teórico psicanalítico, com o objetivo de caracterizar o desamparo como categoria afetiva fundamental do mal-estar na atualidade. Os resultados mostram que o desamparo precisa ser caracterizado como categoria afetiva da subjetividade humana, em três dimensões: objetiva, de natureza constitucional biológica; psíquica, de natureza psíquica singular e subjetiva; estrutural, de natureza ontológica e ética. Destacam-se dois eixos de discussão: (1) a importância do desamparo na gênese da subjetividade e sua relação com a violência; (2) as modificações no laço social contemporâneo, que trazem o desamparo para o centro da dinâmica defensiva do aparelho psíquico, com uma tonalidade afetiva que se desloca do âmbito da castração e da culpa para a dor e o luto. Conclui-se que, para além das caracterizações do desamparo como condição e como estado, é preciso avançar na direção do manejo técnico e interventivo e, portanto, construir mais efetivamente uma clínica do desamparo.

Palavras-chave : teoria psicanalítica; desamparo; mal-estar; cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License