SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialProjeto Dia do Orgulho Negro: uma experiência de saúde antirracista na atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

LEITE, Vanessa Eda Paz  e  CAMPOS, Rosana Teresa Onocko. Trajetórias de vidas marcadas pela violência: aspectos macrossociais e subjetivos. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 04-29. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200011.

Este artigo parte da experiência de dois anos em um Programa de Residência em Saúde Mental e Saúde Coletiva e objetiva fazer uma reflexão sobre as diversas formas de violência presentes na vida dos sujeitos com quem tomamos contato. Iniciamos a discussão chamando a atenção para a invisibilidade daquilo que Zizek (2014) nomeia como violência sistêmica. Em um segundo momento, partimos das contribuições da psicanálise para refletir sobre o efeito transgeracional da violência e utilizamos o relato de experiência e o estudo de caso para analisar algumas situações reais. Por fim, chamamos atenção para a importância do ato clínico e político de resgatar a memória e ajudar esses sujeitos a produzir narrativas próprias acerca desses acontecimentos traumáticos.

Palavras-chave : violência; neoliberalismo; relatos de experiência; psicanálise; políticas de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License