SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialTrajetórias de vidas marcadas pela violência: aspectos macrossociais e subjetivosEncontro com a ontologia dos povos originários: reencontro com as tradições apagadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

MESQUITA, Igor do Nascimento. Projeto Dia do Orgulho Negro: uma experiência de saúde antirracista na atenção básica. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 30-55. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200012.

Este trabalho relata uma experiência de intervenção, na perspectiva da promoção da saúde, denominada "Dia do Orgulho Negro", construída pela comunidade com uma UBS em Campinas e com apoio intersetorial. Buscou-se enaltecer elementos culturais da população negra, através de apresentações, oficinas e tendas, destacando o potencial dessas ações como estratégias para despertar pertencimento identitário e fortalecimento de vínculos, visando a produção de identidade negra positiva e combate ao racismo. É traçado um breve panorama do lugar do negro na cidade de Campinas e a relação da psicologia com o racismo. Como resultados, foi possível sensibilizar os profissionais para a importância de considerarem os efeitos do racismo institucional no processo de saúde, possibilitar maior aproximação entre a UBS e a população negra do território e construção de pauta de ações intersetoriais com foco no racismo institucional. Concluise com provocações e apontamentos frente a um desejo de um projeto de saúde antirracista.

Palavras-chave : saúde mental da população negra; psicologia; racismo; promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License