SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialProjeto Dia do Orgulho Negro: uma experiência de saúde antirracista na atenção básicaMulheres em situação de rua: uma perspectiva de cuidado singularizado, territorial e intersetorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

ALMEIDA, Kelly Karina Oliveira de. Encontro com a ontologia dos povos originários: reencontro com as tradições apagadas. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 56-57. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200013.

Este trabalho constitui um relato de experiência sobre um encontro e atuação proporcionados pelo estágio eletivo da Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Saúde Coletiva da UNICAMP, tendo como recorte a Saúde Mental Indígena em sua interface com as concepções e visões filosóficas que embasam o cuidado com uma adolescente. Utilizamos, para tanto, a filosofia hermenêutica estabelecida por Martin Heidegger, em diálogo com o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro. A partir da análise feita, destacamos a necessidade de reconstruirmos novos pressupostos epistemológicos, um repertório conceitual capaz de transitar, minimamente, em territórios étnicos e culturalmente diferenciados, que sejam capazes de escutar elaborações subjetivas permeadas por sua trajetória cultural, familiar e comunitária. Concluise que voltar às coisas mesmas requer esforço de estar mais próximo ao que se vive e como se vive para, a partir daí, construir um encontro que seja significativo e terapêutico para o outro.

Palavras-chave : saúde; saúde mental indígena; fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License