SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialEncontro com a ontologia dos povos originários: reencontro com as tradições apagadas"Mas na minha época": encontros entre gerações em um centro de convivência - relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

JORGE, Caroline Ferreira  e  RICCI, Éllen Cristina. Mulheres em situação de rua: uma perspectiva de cuidado singularizado, territorial e intersetorial. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 78-102. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200014.

As políticas públicas direcionadas à população em situação de rua datam de 2008, no entanto o exercício de direitos dessas pessoas é marcado por barreiras preconceituosas e estigmatizadoras. Mulheres em situação de rua, por exemplo, têm em suas histórias de vida episódios de violência e negligência como causas para sua chegada e permanência nas ruas; vivências essas reeditadas na experiência do adoecimento, gestação e cuidado nesse contexto. O presente artigo, resultante de um trabalho apresentado ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unicamp, se propõe a refletir sobre o cuidado da equipe do Consultório na Rua com mulheres em situação de rua, a partir do recorte específico da gestação, do relato de caso e da experiência da autora como residente, terapeuta ocupacional e participante. Como contribuição, ressaltam-se as práticas de cuidado territoriais, integrais e equânimes, que têm como objetivo a cidadania e os modos de produção de vida.

Palavras-chave : saúde mental; pessoas em situação de rua; mulheres; maternidade; terapia ocupacional; residência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License