SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialMulheres em situação de rua: uma perspectiva de cuidado singularizado, territorial e intersetorialA criação de histórias no centro de convivência: um encontro espontâneo por meio do psicodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

ANDRADE, Mariana Dias  e  EMERICH, Bruno Ferrari. "Mas na minha época": encontros entre gerações em um centro de convivência - relato de experiência. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 103-124. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200015.

A partir do movimento da Reforma Psiquiátrica, tem-se a criação de serviços substitutivos na rede de saúde visando à reestruturação do cuidado, visto que anteriormente os indivíduos eram vistos apenas como corpos sintomáticos que deveriam ser isolados. Nesse paradigma, o que unia as pessoas no manicômio era a exclusão, enquanto atualmente, nos Centros de Convivência (CECO), o que une as pessoas é justamente a convivência, a inclusão social concreta dos indivíduos. O CECO surge como um dispositivo fruto do processo de Desinstitucionalização e tem como características principais a intersetorialidade e a territorialidade, portanto, o objetivo é discutir com base em um relato de experiência, a potência do encontro entre diferentes gerações no CECO ,considerando que o contato intergeracional abre o leque de oportunidades no que tange à experiência de novos modos de subjetivação para os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave : terapia ocupacional; gerações; transmissão cultural; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License