SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial"O que se passa por aqui": cartografando processos da Oficina de Palavras em um Centro de ConvivênciaA intersetorialidade na saúde mental infantojuvenil: articulações entre um CAPSI e Unidades de Acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

LOURENCO, Mariane Cristina  e  RICCI, Éllen Cristina. Passos de uma residente pela reforma psiquiátrica brasileira: reflexões e proposições a partir da prática. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 168-189. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200018.

A Reforma Psiquiátrica é um conjunto de ações coletivas e intersetoriais que visa reformular o modelo de atenção em Saúde Mental. Seus pressupostos indicam uma mudança paradigmática que busca, entre outras coisas, a participação social e o envolvimento ativo do sujeito em seu processo de tratamento, buscando o fortalecimento do seu poder de contratualidade. As Associações de Usuários da Saúde Mental são ferramentas para a participação política desses sujeitos, dialogando com os princípios da Reforma Psiquiátrica. O presente Relato de Experiência debruçou-se sobre duas organizações de usuários de saúde mental que buscavam promover maior poder de contratualidade e exercício de cidadania. Além da caracterização dessas organizações, este relato apresentou as organizações e manejos envolvidos na participação dos usuários de saúde mental dessas organizações no III Fórum de Saúde Mental e Direitos Humanos realizado em 2017 pela Associação Brasileira de Saúde Mental.

Palavras-chave : saúde mental; associação de usuários; cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License