SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialPassos de uma residente pela reforma psiquiátrica brasileira: reflexões e proposições a partir da práticaEntre o cuidado e o controle: reflexões sobre o cuidado em Saúde Mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

MACHADO, Ana Paula  e  RICCI, Éllen Cristina. A intersetorialidade na saúde mental infantojuvenil: articulações entre um CAPSI e Unidades de Acolhimento. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 190-205. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200019.

O presente relato de experiência tem como tema principal a discussão da intersetorialidade como diretriz orientadora do cuidado em saúde mental na infância e adolescência. Objetiva-se refletir sobre os desafios para sua efetivação e as potencialidades do cuidado em rede com base na atuação de uma terapeuta ocupacional, residente em saúde mental e coletiva na Unicamp, em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) na cidade de Campinas, entre os anos de 2015 e 2016. Para a discussão da temática, optouse por dar visibilidade às ações de apoio matricial pactuadas entre as equipes do CAPSI e parte das Unidades de Acolhimento (UA) que compõem a rede da assistência social da cidade. Entendeuse que o cuidado ofertado em rede intersetorial produziu respostas mais eficientes às diferentes demandas de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico.

Palavras-chave : saúde mental; centro de atenção psicossocial (CAPS); crianças abrigadas; apoio matricial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License