SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialA intersetorialidade na saúde mental infantojuvenil: articulações entre um CAPSI e Unidades de AcolhimentoSaúde mental da população negra: relato de uma relação terapêutica entre sujeitos marcados pelo racismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

ANTONELLI, Juliana  e  EMERICH, Bruno Ferreira. Entre o cuidado e o controle: reflexões sobre o cuidado em Saúde Mental. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 206-219. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200020.

Este ensaio nasceu do encontro de um corpo residente com o cotidiano de cuidado de um serviço de Saúde Mental, um Centro de Atenção Psicossocial III. O olhar para a experiência vivida, trazida por Bondía, tornouse cenário para inúmeras reflexões, afetos, observações e pensamentos que encontraram palavras em forma de texto, em um relato de experiência. Através de uma narrativa fictícia, buscou-se expor e questionar o lugar do profissional de saúde mental que caminha constantemente pela linha tênue entre cuidado e o controle. A partir da discussão da noção de risco em saúde, este ensaio percorre as práticas de tutela e proteção travestidas em cuidado, que ganham corpo nas instituições e nos profissionais de saúde. No encontro com pensamentos de Abílio Costa-Rosa sobre o campo da Atenção Psicossocial, apontouse um caminho possível de cuidado, precavido e atento aos labirintos da tutela em Saúde Mental.

Palavras-chave : saúde mental; serviços de saúde mental; profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License