SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialEntre o cuidado e o controle: reflexões sobre o cuidado em Saúde MentalÀ sombra do castanheiro: entre o discurso do manicômio e as paredes da solidão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

SANTOS, Gabriella da Cruz  y  RICCI, Éllen Cristina. Saúde mental da população negra: relato de uma relação terapêutica entre sujeitos marcados pelo racismo. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 220-241. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200021.

Este trabalho tem a proposta de relatar um processo terapêutico ocupacional, destacando o potencial da representatividade racial nas relações de atenção em saúde mental. Procuramos discutir os seguintes aspectos do tema: a construção do racismo no Brasil; a importância da formação profissional para atender a essa demanda; o reconhecimento e empoderamento dos negros; a compreensão da terapia ocupacional sobre o indivíduo, seu adoecimento e atividades humanas; e estratégias de intervenção voltadas para as especificidades da saúde mental da população negra. A partir dessa experiência, foi possível ao usuário participar ativamente de suas escolhas e projetos de vida, significando e transpondo para sua vida cotidiana experiências vividas no cenário terapêutico, permitindo a experimentação de novas formas de ser, fazer e estar no social.

Palabras clave : racismo; saúde mental; terapia ocupacional; identidade racial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License