SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialSaúde mental da população negra: relato de uma relação terapêutica entre sujeitos marcados pelo racismoA fonoaudiologia entre a objetividade e subjetividade: atuação em uma Enfermaria de Saúde Mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

ZUCCHI, Ana Júlia Vieira; EMERICH, Bruno Ferreira  e  PELLATI, Giovana. À sombra do castanheiro: entre o discurso do manicômio e as paredes da solidão. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.spe, pp. 242-267. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200022.

No atual contexto da Reforma Psiquiátrica, faz-se necessário pensar de que forma o paradigma manicomial tem se atualizado nos serviços de saúde mental e para além deles. Neste trabalho, propõese discutir tais aspectos a partir do relato de experiência de uma residente em uma Enfermaria de Psiquiatria em Hospital Geral de um município de grande porte. Para tal, faz-se uma analogia com cenas da obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez, para entender quais são as partes e os autores envolvidos nesse processo. Entendem-se, assim, as possíveis consequências de discursos e práticas manicomiais, para o usuário do serviço de saúde mental, que impactam na sua subjetividade e na construção de seu lugar dentro da sociedade..

Palavras-chave : reforma psiquiátrica; atenção psicossocial; psicologia e literatura; saúde mental; hospital geral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License