SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A-vocação melancólicaIdentificação de indicativos de bem-estar subjetivo e estresse em psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

SANTOS, Marcos Silva  e  SANTOS, Romário da Silva. A submissão do homem à mercantilização do tempo. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 65-91. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200026.

O presente estudo tenciona tecer uma crítica ao excesso de tempo devotado ao trabalho, avaliando e reconhecendo como isso foi edificado socialmente, principalmente em relação às perdas para a vida individual e coletiva. Em virtude da obscuridade, transversalidade e multiplicidade de sentidos atribuídos ao tempo, o que era visto como conceito é tratado como categoria. Sendo assim, desenvolve-se a categoria tempo a partir de uma perspectiva analítica de sua função na contemporaneidade, de modo a captar como tal conceito transmutou-se ao seu sentido atual para atender determinadas exigências, sobretudo econômicas. Objetiva-se, além de dissertar sobre a referida categoria, compreender de que modo o sujeito troca seu tempo por recursos financeiros, reconhecimento social e pessoal, por meio da atividade/ação do trabalho. Conclui-se que a relação estabelecida é inexorável e necessária para o metabolismo social, porém os sacrifícios no âmbito individual e coletivo são imensuráveis.

Palavras-chave : tempo; trabalho; recurso; capitalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License