SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Saúde mental e Gênero: relatos de experiência do projeto de extensão Núcleo Maria da Penha-NUMAPE, Irati-PRPor uma educação mais positiva - psicologia positiva aplicada à educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

LIMA, Márcia Gisela de. Acolhimento universitário aos calouros de psicologia: uma possibilidade de intervenção. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 156-171. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200029.

Este relato descreve uma experiência de recepção universitária desenvolvida com os calouros de Psicologia em uma universidade no Vale do Itajaí. A intervenção objetivou o acolhimento e a recepção dos calouros, a fim de orientá-los sobre a formação e o mercado de trabalho. A prática foi estruturada em seis encontros com vivências, rodas de conversa, apresentação das oportunidades oferecidas pela instituição, como bolsas e projetos de extensão, e visitas aos laboratórios do curso, além de oficinas sobre demandas emergentes. Neste relato, estão descritas as técnicas e procedimentos adotados, além dos momentos mais significativos dessa prática. Como resultados, foram observados o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às dificuldades apresentadas pela vida acadêmica, que prepararam os discentes para a profissão.

Palavras-chave : Psicologia; universidade; recepção de calouros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License