SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Acolhimento universitário aos calouros de psicologia: uma possibilidade de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

OLIVEIRA, Jonatã Silva de. Por uma educação mais positiva - psicologia positiva aplicada à educação. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2020, vol.19, n.2, pp. 128-133. ISSN 1984-9044.  http://dx.doi.org/10.5935/1984-9044.20200030.

A Psicologia Positiva é uma abordagem psicológica originada no início deste século que propõe o estudo científico dos aspectos positivos das características humanas e do sentimento de realização perante a vida. A obra Psicologia positiva aplicada a educação, organizada por Tatiana de Cássia Nakano, com a contribuicão de diversos especialistas, apresenta como essa vertente recente pode potencializar os processos de aprendizagens e relacionais dos diferentes aspectos envolvidos na educação. Os treze capítulos do livro abordam temas como desenvolvimento positivo, qualidade de vida, projeto de vida, competências socioemocionais, criatividade, atitudes positivas, entre outros construtos correlatos a esses temas ligados aos processos do ambiente educacional. Há também capítulos dedicados a pesquisas autorais sobre os aspectos pertinentes a essa temática. O livro vislumbra o panorama das pesquisas e intervenções mais recentes relacionadas ao tema da educação e pode ser atrativo aos pesquisadores da área da educação e da psicologia e aos profissionais do campo educacional.

Palavras-chave : Psicologia Positiva; desenvolvimento humano; psicologia educacional; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License