SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Visuospatial and semantic subclinical deficits in mild cognitive impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

ADROVER-ROIG, Daniel  and  ANSALDO, Ana Inés. Bilinguismo como um fator de proteção contra o envelhecimento cognitivo relacionado à idade. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 1-15. ISSN 2075-9479.

O controle atencional dos bilíngües permite a eles utilizarem ambas as línguas de forma alternada, minimizando as intrusões de uma língua na outra. No presente trabalho são revisadas de forma exaustiva as evidências que demonstram uma grande capacidade de controle cognitivo em bilíngües (especialmente entre os idosos), e também suas implicações na temática do declínio cognitivo relacionado à idade. Para isso, são apresentados resultados de estudos comportamentais e de neuroimagem, os quais empregaram diversos paradigmas que envolveram o controle da interferência, entre outros. Posteriormente, a relação entre o bilingüismo e a teoria da reserva cognitiva é discutida, bem como o papel escasso do bilingüismo nos modelos atuais de envelhecimento cognitivo. Discutem-se, ainda, as futuras áreas de pesquisa e as novas variáveis a serem consideradas. Devido ao crescente interesse na relação entre as funções cognitivas e as mudanças neurais, alguns candidatos neurais que poderiam explicar a "vantagem bilíngüe" são propostos, especialmente com relação ao controle da interferência.

Keywords : Envelhecimento; Bilingüismo; Controle atencional; Reserva cognitiva.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )