SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Bilinguismo como um fator de proteção contra o envelhecimento cognitivo relacionado à idadeSpanish adaptation and validation of a semantic assessment tool: the 64 Semantic Battery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

JOUBERT, Sven et al. Déficits semânticos e viso-espaciais subclínicos no comprometimento cognitivo leve. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 16-23. ISSN 2075-9479.

O declínio cognitivo leve do tipo amnésico de domínio único (DCLa) é caracterizado por um déficit isolado da memória que geralmente está associado a uma disfunção do lobo temporal interno. Entretanto, um certo número de estudos com neuroimagem mensurando metabolismo e perfusão têm consistentemente mostrado alterações temporoparietais posteriores de significância clínica não determinada. No presente estudo, foram administrados testes neuropsicológicos computadorizados em um grupo de indivíduos com DCLa e em um grupo de indivíduos idosos saudáveis com o intuito de avaliar algumas funções geralmente associadas a estas áreas, particularmente habilidades lingüísticas e visuo-espaciais. A acurácia dos participantes com DCLa foi normal quando comparada com a de controles saudáveis, mas os tempos de reação foram significativamente mais lentos mesmo controlando-se a velocidade de processamento e os processos visuo-perceptivos básicos. Estes achados fornecem evidências a favor de déficits subclínicos nas áreas de linguagem e de habilidades visuoespaciais no DCLa, quando os déficits são associados de modo restrito à memória, e levam a mais hipóteses de caracterização de déficits cognitivos na fase pré-clínica da Doença de Alzheimer. Uma abordagem neuropsicológica cronométrica pode mostrar-se útil para avaliar déficits cognitivos em fases precoces de quadros neurodegenerativos.

Keywords : DCLa; Doença de Alzheimer; Tempo de reação; Habilidades viso-espaciais; Habilidades léxico-semânticas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in French     · French ( pdf )