SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Visuospatial and semantic subclinical deficits in mild cognitive impairmentClinical profiles of communication impairments after a right-hemisphere stroke: crosscultural clusters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

MARTINEZ-CUITINO, Macarena; BARREYRO, Juan Pablo  and  JAICHENCO, Virginia. Adaptação e validação em espanhol de um instrumento de avaliação semântica: a Bateria 64. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 24-31. ISSN 2075-9479.

A memória semântica é um sistema de memória de longo prazo que armazena objetos, palavras, conceitos e conhecimentos gerais sobre os significados do mundo. Uma patologia semântica deveria ser avaliada por meio de diferentes modalidades (verbal, visual, pictorial, etc.) e conceitos deveriam ser ativados por de diferentes outputs (nomeação, combinação, etc.). O objetivo desse trabalho é apresentar a adaptação e a validação da Bateria Semântica 64 para nosso contexto cultural e lingüístico (espanhol rioplatense). A bateria inclui seis tarefas que permitem a avaliação dos mesmos 64 conceitos. O teste foi administrado em 50 indivíduos controles, 10 pacientes com demência semântica, e 5 pacientes afásicos. Todas as tarefas demonstraram bons índices de confiança e o desempenho dos pacientes foi estatisticamente diferente do dos controles. Além disso, os dois grupos de pacientes diferenciaram-se significativamente em todas as tarefas. Essas diferenças entre ambos os grupos de pacientes poderiam ser explicadas pela transparência da ortografia Espanhola. Isso indica que a versão Espanhola utilizada nesse estudo é um instrumento adequado de avaliação da memória semântica e uma bateria confiável para o diagnóstico de patologias semânticas adquiridas, e permite diferenciar déficits de modalidades de input e output daqueles centralmente semânticos.

Keywords : Memória semântica; Bateria semântica; Alterações semânticas; Transtornos da memória; Afasia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )