SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Identificación de los perfiles comunicacionales entre los individuos con lesiones del hemisferio derecho: perfiles transculturalesEspectografía funcional de infrarrojo cercano (fNIRS): la técnica y su aplicación en estudios de lenguaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

FERRERES, Aldo et al. Instrumentos de screening para a avaliação da compreensão de textos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 41-56. ISSN 2075-9479.

Este trabalho tem por objetivo apresentar quatro tarefas de screening para detectar dificuldades de compreensão de textos narrativos e expositivos em alunos de 5o., 6o. e 7o. ano do Ensino Fundamental. Apresentam-se os primeiros estudos psicométricos realizados, assim como as normas calculadas a partir de uma amostra de 851 alunos da cidade de Buenos Aires e de cidades próximas. As tarefas de screening foram elaboradas a partir de um modelo de múltiplos componentes da compreensão de textos e os primeiros estudos psicométricos mostram que todos os itens diferenciam leitores com bom e mau desempenho na compreensão de textos. Assim, têm consistência interna aceitável e os escores correlacionaram com aqueles obtidos em subtestes de uma bateria mais extensa de avaliação da compreensão de textos (teste Ler para Compreender).

Palabras clave : Compreensão de textos; Leitura; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )