SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Espectrografia Funcional de Infravermelho Próximo (fNIRS): a técnica e sua aplicação em estudos da linguagemEvidências do papel da escolaridade na organização cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

VILLALON, Malva; BRAVO, Luis  e  ORELLANA, Eugenia. Aquisição relativa da leitura do primeiro ao quarto ano escolar: um estudo longitudinal de crianças falantes de espanhol. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 63-71. ISSN 2075-9479.

O presente estudo longitudinal examinou a aquisição da leitura de 225 meninos e meninas do primeiro ao quarto ano escolar fluentes no Espanhol. A alfabetização emergente foi avaliada no início do primeiro ano, antes do aprendizado formal da alfabetização. A aquisição da leitura foi avaliada no final dos primeiro e quarto anos. O conhecimento do alfabeto foi identificado como melhor preditor da aquisição da leitura na quarta série. Os resultados indicam que existem diferenças na constância da aquisição relativa da leitura. Leitores com desempenho médio tiveram a maior probabilidade de ter a categorização da aquisição da leitura condicionada no conhecimento do alfabeto e na aquisição da leitura na primeira série. Os leitores acima e abaixo da média tiveram probabilidades quase iguais de continuarem com o mesmo desempenho ou de alcançarem um desempenho médio. Não houve diferenças de gênero no desenvolvimento da alfabetização emergente e na aquisição da leitura.

Palavras-chave : Leitura; Estudos longitudinais; Literácia; Aquisição de leitura.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )