SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1El dominio lector relativo entre 1º y 4º año de egb: un estudio de seguimiento en niños y niñas de habla hispana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta; SCHERER, Lilian Cristine; ZIMMERMANN, Nicolle  y  FONSECA, Rochele Paz. Evidências do papel da escolaridade na organização cerebral. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 72-80. ISSN 2075-9479.

A escolaridade vem sendo apontada como uma variável sociodemográfica com um papel importante no processamento neuropsicológico. No entanto, revisões que reúnam evidências específicas desta relevância ainda são escassas. Neste contexto, o presente artigo de revisão tem por objetivo apresentar um panorama de evidências comportamentais e de neuroimagem com populações saudáveis e clínicas sobre a influência do fator escolaridade nos processos cognitivos. Dentre os principais dados com participantes saudáveis, evidencia-se que quanto maior o número de anos estudados melhor tende a ser o desempenho em diferentes tarefas neuropsicológicas, com mudanças cerebrais estruturais volumétricas e funcionais. No que tange aos dados com participantes de grupos clínicos, foram encontradas evidências com amostras de pacientes com lesão cerebral adquirida e com quadros demenciais. Tais achados não são consensuais, mas notase uma tendência de uma sobreposição do efeito da educação sobre o da lesão propriamente dita, no primeiro grupo clínico, e, de uma relação de maior escolaridade com o aumento da reserva cognitiva, no segundo. Embora os estudos sobre o papel da escolaridade na cognição humana tenham avançado consideravelmente, há, ainda, uma grande demanda de entendimento dos diferentes subfatores que subjazem a quantidade de anos estudados. Mais evidências de neuroimagem devem ser obtidas.

Palabras clave : Avaliação neuropsicológica; Educação; Normatização; Doença cerebrovascular; Demência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )