SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Discurso y cognición en dos tipos de la demencia fronto-temporal y en la enfermedad de Alzheimer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

GURGEL, Léia Gonçalves; PLENTZ, Rodrigo Della Méa; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  y  REPPOLD, Caroline Tozzi. Instrumentos de avaliação da compreensão de linguagem oral em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 1-10. ISSN 2075-9479.

A linguagem é um sistema convencional de símbolos arbitrários que são combinados de modo sistemático para armazenar e trocar informações. A compreensão pode ser definida como uma habilidade relacionada àquilo que a criança se lembra da comunicação feita ou da aplicação das informações obtidas do que ouviu. Este estudo tem como objetivo revisar sistematicamente na literatura os principais instrumentos utilizados em estudos de ensaio randomizado para avaliação da compreensão da linguagem oral em crianças. A estratégia de busca incluiu o MEDLINE, LILACS, PsycINFO e Biblioteca Cochrane. Foram selecionados ensaios controlados randomizados que utilizaram instrumentos para avaliação da compreensão da linguagem oral (LO) em crianças. Dois revisores independentemente extraíram os dados. Realizou-se uma análise descritiva dos resultados. A busca retornou 889 resumos, a partir dos quais 7 estudos foram incluídos. Os instrumentos utilizados nesse artigo foram: Peabody Picture Vocabulary Test, Peabody Picture Vocabulary Test-Revised (PPVT-R), Swedish Communication Screening at 18 months of age (SCS18), Test for Reception of Grammar - 2 (TROG-2), Reynell Test, Reynell Development Language Scales e Reynell Developmental Language Scales-II. São poucos os instrumentos disponíveis para avaliação de LO e a maioria destina-se à avaliação do vocabulário receptivo. Muitos desses instrumentos não apresentam estudos de validade. Além disso, sugere-se que estudos de revisão sistemática e mais ensaios controlados randomizados sejam promovidos com amostras de adolescentes.

Palabras clave : Compreensão; Linguagem infantil; Ensaio clínico randomizado; Testes de compreensão de linguagem.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )