SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Instrumentos de avaliação da compreensão de linguagem oral em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática da literaturaEstimativa da inteligência pré-morbida no declínio cognitivo leve e moderado e no déficit executivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

BRANDAO, Lenisa. Discurso e cognição em duas variantes da demência frontotemporal e na doença de Alzheimer. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 11-24. ISSN 2075-9479.

Os problemas discursivos consistem nos principais déficits de comunicação das pessoas com demências degenerativas fluentes. Esse fato demanda esforços concentrados da Neuropsicologia para compreender a natureza desses problemas comunicativos e desenvolver avaliações e intervenções eficazes para essas populações. O objetivo deste artigo consiste na revisão de estudos sobre os padrões discursivos na demência do tipo Alzheimer (DTA) e em duas variantes da demência frontotemporal, a variante frontal (DFT) e a demência semântica (DS). Um panorama histórico sobre os estudos da produção discursiva é exposto. Em seguida, o leitor é apresentado aos subtipos de demência enfocados. Finalmente, são discutidas as relações entre as características discursivas e o funcionamento cognitivo e cerebral nessas demências corticais degenerativas fluentes. São traçadas hipóteses sobre os principais fatores cognitivos e cerebrais envolvidos nas alterações discursivas. Infere-se que na DTA, a alteração discursiva tem origem em um distúrbio episódico-executivo; na DFT, a alteração discursiva tem origem em um distúrbio pragmáticoexecutivo; na DS, a alteração discursiva tem origem em um distúrbio semântico-lexical.

Palavras-chave : Discurso; Cognição; Demência frontotemporal; Memória semântica; Doença de Alzheimer.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )